Trilha e piquenique em homenagem ao Dia do Trabalhador

• Trilha e piquenique em homenagem ao Dia do Trabalhador
Publicado em 30/04/2023 - 19:00  |  Atualizado em 02/05/2023 - 18:56
Mais de 80 pessoas participaram da ação promovida pela região da Grande Tijuca

Profissionais do Programa Academia Carioca da região da Grande Tijuca promoveram no último domingo (30) uma caminhada na Floresta da Tijuca em homenagem ao Dia do Trabalhador. A programação contou com sorteio de brindes, trilha e piquenique coletivo, para recuperar as energias logo após o término do passeio. Estiveram envolvidos na ação mais de 80 pessoas, entre profissionais, pacientes e familiares, sem limite de idade.

O grupo de trilhas foi criado em julho de 2022, com o lema “Desconectar para se Conectar”, promovendo encontros mensais entre os profissionais das unidades de saúde da região para a realização da atividade física em diferentes cenários do Rio de Janeiro. “O grupo tem como objetivo incentivar a prática da atividade física e o contato com a natureza, além de estimular a socialização e o fortalecimento do vínculo entre os profissionais. Essa prática é uma importante ferramenta para a promoção da saúde e qualidade de vida das pessoas, bem como para a redução das doenças crônicas não transmissíveis.” Ressalta Stephany Raiol, profissional de educação física do Programa Academia Carioca da região da Grande Tijuca.

Desde 2009, o Programa Academia Carioca atua no serviço da Atenção Primária à Saúde com objetivo de garantir o acesso da população a práticas que visam promover o bem-estar físico, mental e social, contribuindo para a construção de uma sociedade mais ativa e com estilo de vida mais saudável. Implantado pela SOS-Rio, o programa está presente em 202 unidades de Atenção Primária da cidade ( centros municipais de saúde e clínicas da família), distribuídas nas 10 grandes regiões da cidade e beneficiando cerca de 186 mil pessoas.

O programa é direcionado para todas as pessoas cadastradas nas unidades de saúde e os resultados das atividades incluem a diminuição do risco cardiovascular, principal fator de internação hospitalar e mortalidade da população, e a redução de medicamentos por meio de prescrição médica, que possibilita tratamentos com menos exposição aos efeitos colaterais e melhora na qualidade de vida, por exemplo.