Como funcionam os Programas de Hipertensão Arterial e de Diabetes Mellitus

______________________________________________________________________________________________________________________________________

No Brasil, as doenças cardiovasculares, o câncer, as causas externas e o diabetes representam 55,2% do total de causas de óbito, sendo que as doenças cardiovasculares respondem por 31% do total de mortes. Os Programas de Hipertensão Arterial e de Diabetes Mellitus da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, criados em 1987, estão implantados em todas as unidades de atenção primária, distribuídas pelos bairros da cidade em 10 áreas programáticas.

Com a expansão da Estratégia de Saúde da Família (ESF), cada vez mais a população tem acesso ao atendimento na Atenção Primária, o que consequentemente aumenta a captação de pessoas com hipertensão e diabetes que necessitam de cuidado e abordagem diferenciada. A detecção precoce e o acompanhamento adequado das doenças cardiovasculares na Atenção Primária podem reduzir significativamente a mortalidade e melhorar o prognóstico e a qualidade de vida dos pacientes. É importante ressaltar que atuar em doenças crônicas inclui uma discussão com a população sobre mudanças no estilo de vida: hábitos alimentares saudáveis, prática de atividade física, controle do peso e do tabagismo.

Alguns Objetivos dos Programas

• Elaborar e atualizar protocolos clínicos e notas técnicas para suporte técnico às equipes;

• Qualificar os profissionais da atenção primária à saúde (APS) na prevenção e cuidado com pessoas com hipertensão e diabetes;

• Aumentar o acesso da população, possibilitando acompanhar e tratar o maior número de pessoas com hipertensão e diabetes;

• Implementar ações que visem avaliar e estabelecer padrões de qualidade do cuidado em pessoas com hipertensão e diabetes na APS;

• Despertar o profissional de saúde para fortalecer a autonomia nas pessoas com hipertensão arterial e diabetes fornecendo ferramentas para o autocuidado;

• Estimular políticas locais de integração da atenção primária à saúde com os demais níveis do sistema de saúde, mediante a linha de cuidado;

• Organizar e participar de eventos nos territórios em parceria com as coordenações de áreas;

• Supervisionar as ações com visitas às Unidades e Coordenações de Área visando a qualificação do cuidado;

• Avaliar os indicadores de morbimortalidade por doenças cardiovasculares e diabetes.

As pessoas com hipertensão arterial e/ou diabetes mellitus acompanhadas nas unidades municipais:

• Recebem orientação sobre hábitos saudáveis de vida;

• São estimuladas a ingressar no Programa Academia Carioca onde realizam atividades físicas dentro da unidade de saúde com a supervisão de educadores físicos;

• Têm consultas com médicos, enfermeiros e outros profissionais da equipe;

• Realizam exames laboratoriais e eletrocardiograma;

• Recebem medicamentos (orais e insulinas);

• No caso de pessoas com diabetes em uso de insulina, são dispensados os insumos para o controle da doença (glicosímetro, fitas para determinação da glicemia, seringas, lancetas e lancetadores).