Unidade de Medicina Veterinária Jorge Vaitsman

______________________________________________________________________________________________________________________________________

A Unidade de Medicina Veterinária Jorge Vaitsman, localizado na Mangueira, presta serviços gratuitos de veterinária e atendimentos especializados para animais de estimação a baixo custo, tais como cirurgias, consultas, exames laboratoriais e de imagem, sepultamentos e até cremações. Entre os serviços oferecidos gratuitamente estão castrações, diagnóstico de zoonoses e vacinação antirrábica. O centro também promove adoções de bichos de estimação.

Para o atendimento, são distribuídas senhas no início dos horários e as cirurgias são feitas com hora marcada, de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 16h, exceto em feriados e pontos facultativos.

Os enterros e as cremações são realizados de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30; sábados, das 8h às 11h30 (exceto feriados e pontos facultativos).

As adoções acontecem no horário das 9h30 às 11h30 e das 14h às 16h, exceto feriados e pontos facultativos.

Endereço: Avenida Bartolomeu de Gusmão, 1.120 – Mangueira

Centro de Controle de Zoonoses Paulo Dacorso Filho – CCZ

Criado em 1988, o CCZ atua em todo o município do Rio de Janeiro, atendendo às demandas solicitadas pela Central de Teleatendimento 1746 e também aquelas provenientes de outros órgãos, sejam da esfera municipal, estadual ou federal. É responsável pela vigilância, prevenção e controle das Zoonoses, de relevância em saúde pública.
Endereço: Largo do Bodegão, 150 – Santa Cruz

Serviços prestados na unidade:

• Esterilização cirúrgica de cães e gatos.
  • Atendimento clínico de cães e gatos com esporotricose.
  • Registro Geral Animal.
  • Adoção de animais.
  • Observação de animais agressores.
  • Vacinação antirrábica de cães e gatos.

Diagnóstico veterinário:

• Exames de imagem (ultrassonografia, ecocardiografia e raios-x).
  • Coleta de sangue para exames pré-operatórios.
  • Coletas de material para o diagnóstico de zoonoses, como esporotricose, leishmaniose etc.

Serviços prestados pelo portal 1746:

• Avaliação de cães e gatos errantes ou comunitários com suspeita de esporotricose.
  • Vacinação antirrábica em domicílio, eventos sociais e em campanhas de vacinação anuais.
  • Avaliação de cão e gato agressor.
  • Atendimento de casos de reações adversas à vacina antirrábica animal.
  • Remoção emergencial de cavalos, bois, porcos e cabras soltos, atropelados e/ou feridos gravemente em vias públicas.
  • Remoção de morcegos caídos para diagnóstico de raiva.

Para esses serviços acesse o portal 1746 e solicite o seu atendimento.

Informações importantes:

Todos os serviços do CCZ são gratuitos, exceto:

• Implantação de chip e Registro Geral Animal, quando a pessoa se dirige à unidade exclusivamente para este serviço.
  • Remoção de animais pelo proprietário – animais removidos em vias públicas.
  • Diárias referentes a permanência na unidade do animal removido em vias públicas.
  • Eutanásia de animais.
  • Hemograma de cadelas e gatas antes da castração cirúrgica.
  • Exames de imagem (ultrassonografia, ecocardiografia e raios X).

Acesse aqui a tabela de preços dos serviços

Outras informações e horários de atendimento:

Para fazer a marcação da castração é preciso fazer login no Carioca Digital (www.carioca.rio), e clicar em Solicitações à Vigilância Sanitária. Depois, é só acessar o serviço de agendamento de castração de cães e gatos, clicar em Quero Agendar e em seguida em Clique aqui para solicitar novo agendamento.
As cirurgias de castração são realizadas de segunda a sexta feira, das 8h às 12h, e das 13h às 16h. São castrados no CCZ animais até 15kg.

ATENÇÃO: devido à pandemia, temporariamente  as marcações para cirurgias de castração online estão sendo realizadas EXCLUSIVAMENTE para GATOS MACHOS.

O atendimento clínico de esporotricose ocorre de segunda a sexta feira, das 9h às 12h e das 13h às 16h, com atendimento por ordem de chegada.

Adoção de animais – é possível adotar animais removidos pelo CCZ. Todos os animais disponíveis a adoção são dóceis, castrados, vacinados contra raiva, vermifugados, microchipados e registrados no Registro Geral de Animais, a espera de um novo lar. A adoção pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h.

Vacinação antirrábica – é possível vacinar cães e gatos contra raiva no CCZ de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h.

O CCZ realiza atendimentos noturnos em casos de emergências com animais de médio e grande porte, atropelados e com ferimentos graves e sofrimento, das 18h às 06h.

Mais informações: Vigilância Sanitária